domingo, 6 de maio de 2012

INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO


O Mestrado em Direitos Humanos Fundamentais do UNIFIEO fixou, para este triênio (2010-2012), como metas prioritárias, seguir tendência geral – tanto no que respeita à internacionalização, como no concerne ao intercâmbio institucional – ambas privilegiadas pela CAPES, entidade que avalia os PPGR do País.

Em 2011, em outubro, o Mestrado realizou o I Congresso Internacional de Direitos Humanos, em parceria com o Instituto HUMBOLDT, no participaram juristas, docentes e ex-presidentes do Tribunal Constitucional Alemão e juristas, docentes e ex-presidente do STF e de instituições universitárias nacionais.

Este Simpósio, o I de muitos eventos programados para este ano, tem como tema os Direitos Humanos Sociais. Sua parceria é com a Argentina, por intermédio da Associación Iberoamericana del Trabajo y de la Seguridad Social  e do Escritório Domingos Sávio Zainaghi – Advogados. Programas de Pós-Graduação, conveniados com o Mestrado do UNIFIEO, e integrantes de outras várias instituições universitárias e de pesquisa nacionais participam do evento, por intermédio de seus representantes.

O representante da Argentina, no evento, Professor Doutor Hugo Mansueti, vem colaborando com nosso Programa em várias frentes: é membro do Conselho Editorial da Revista Mestrado em Direito Direitos Humanos Fundamentais, é parecerista para a seleção, pelo double blind peer review, de artigos para inserção na referida revista, e é, ele mesmo, autor de artigos que valorizam nosso periódico.

Ponto importante do evento é a Sessão Plenária, destinada à apresentação de trabalhos de pesquisa elaborados por docentes, pós-graduandos e juristas, voltados para a temática do Simpósio.  Alia-se, assim, para o cumprimento do tripé constitucional fixado para as instituições universitárias, ao lado da extensão, as atividades de pesquisas, voltadas para a temática dos direitos humanos fundamentais, que constitui a área de concentração do Programa do Mestrado em Direito do UNIFIEO.

Anna Candida da Cunha Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário